4 DIA ATACAMA

20/12/2011: Saída: San Salvador de Jujuy/Argentina  10:00 hrs

Chegada: San Pedro de Atacama/Chile  20:00 hrs

Hoje acordamos um pouco mais tarde, tomamos nosso café e arrumamos as coisas no carro, ao sair da garagem do hotel enroscamos retrovisor direito numa porta que se abriu bem na hora, ainda bem que foi de leve. Nosso destino é cruzar a fronteira, e chegar ao chile em San Pedro antes do anoitecer. O trajeto começou com belíssimas paisagens, os morros cobertos com cactus e com certeza toda essa beleza natural vale o sacrifício que temos pela frente hoje, subir a grandes altitudes. Passamos por um posto policial, onde um deles nos alertou sobre o cuidado qu tínhamos que tomar, pois adiante na Cuesta del Lipan, seria um trajeto perigoso. Antes passamos por Purmamarca, uma cidade bem diferente de todas que já vimos até então, típica e muito turística, Purmamarca é um pequeno povoado com ruas estreitas de terra, fundada em 1594, localizada entre diversas montanhas coloridas, a vila é agradável e sua principal atração é o morro Siete Colores, que é uma montanha com pelo menos sete faixa de cores, formada por diferentes camadas de sedimentos que pode ser vista de praticamente qualquer lugar da vila.

Ruas de Purmamarca

Saindo de Purmamarca, encontramos 3 jovens motociclistas, com os quais conversamos e descobrimos serem brasileiros, da nossa cidade vizinha Foz do Iguaçu, estudantes da Unila, que viajam em duas motos 125 cc rumo a Havana/Cuba para um congresso que iria acontecer em fevereiro, ambos com muita força de vontade e espirito aventureiro seguiam a jornada relatando essa aventura em um blog   www.motopangea.blogspot.com, disponível para quem se interessar em acompanhar essa viagem.

Ari, Alexandre e Renan, estudantes da Unila

Ao fundo Cerro Siete Colores

De Purmamarca a San Pedro, o trecho asfaltado está em ótimo estado e não há nenhum pedágio no caminho, deve-se ficar atento ao consumo de combustível, uma vez que este aumenta muito na altitude.

Todo o percursso do paso Jama já vale a viagem, paisagens fantásticas nos cercam o tempo todo, a travessia da bela Cuesta del Lipan tem muitas curvas, subidas e descidas, neste trajeto conseguimos avistar o monte nevado "Chañi" que é uma montanha de 6.200 m cujo pico está sempre nevado.

Cuesta del Lipan

No caminho fomos mascando folhas de coca que ajudam a enfrentar os sintomas da altitude, pois como vamos passar no Paso Jama, é certo pegar altitude de aproximados 5.000m.

Passamos também pelas famosas Salinas Grandes, que antigamente era uma lagoa e agora está seca, uma imensa área plana coberta de sal. Esse foi nosso primeiro contato com um salar, algo muito bonito, incrível aquela imensidão toda de sal, fizemos fotos curiosas por lá, é também super recomendado o uso de óculos escuros, pois a claridade realmente incomoda.

Salinas vistas ao fundo

Lhamas

Seguimos então rumo ao Chile, passamos pela cidade de Susques, e a paisagem continua a impressionar. A altitude começa a mostrar seus efeitos, tanto em nós como nas meninas, a Manu com forte dor de cabeça e a Mel dormindo o percursso mas com dificuldade para respirar, o GPS mostra 4.800m de altitude, e realmente a sensação não é nada agradável. Logo em seguida chegamos a Aduana da Argentina onde rapidamente fizemos a burocracia para saída do país.

Seguimos em direção ao Chile, fomos parados por um policial chileno, que foi simpático e rápido, pois fazia frio, perguntamos a ele qual a altitude do local e ele nos disse que mais ou menos 4.900. saímos um pouco do carro e estava bem frio lá. Neste trecho o carro sofre um pouco perde a potência, e os sintomas físicos incomodam bastante para mim também, forte dor de cabeça que não para nem mesmo com analgésicos, e falata de ar.

Mas a paisagem compensa, sendo ainda mais bonita do lado chileno, próximo a San Pedro a descida dos 4.800 a 2.200 é feita em somente em 42 km, a qual necessita de cuidados redobrados, é impressionante o quanto se desce em tão pouco tempo, os freios devem estar bons em perfeito funcionamento, mesmo assim sentimos aquele cheiro de queimado, mas reduzimos a marcha e descemos tranquilamente. Deve se ficar atento e já começar a descida com freio motor e marcha reduzida para assim se ter segurança.

Finalmente chegamos a San Pedro de Atacama onde logo avistamos a aduana, o engraçado é que é possível até entrar e passear pela cidade sem mesmo registrar-se na aduana, mas a entrada foi rápida, apenas revistaram o porta-malas e confiscaram as maças que tínhamos conosco. Passeamos pelas ruas de San Pedro a procura de um Hotel, mas o que de cara nos confundiu um pouco foi a moeda, agora os numeros eram outros, e era preciso fazer contas rapidamente, afinal era necessario converter os valores das diárias para se ter uma noção dos preços, foi logo percebido que aqui no Chile tudo é mais caro, acabamos optando pelo Hostal La Casa de Mireya,situado na Calle Caracolles o qual estacionamento e café da manha incluso.

A noite saímos para passear e comprar água mineral, as ruas estreitas de terra são um tanto curiosas, é bem diferente de todas as cidades que visitamos até então, também estranhamos o fato de que assim que o sol se põe, começa a esfriar e ja se faz necessário colocar blusa de manga. Nosso Jantar foi no Restaurante La Estaka, muito diferente e rústico, mas com preço alto, pedimos 4 pratos, a entrada era congrio grelhado com saladas, com excessão do Marcos que pediu uma sopa de abacate (sem saber que era abacate) que segundo ele não estava nada boa, era fria e salgada, rsrsrs. Como prato principal frango com molho de mostarda e batatas ao creme, tinha até sobremesa mousse de chocolate, mas tudo com um alto custo, gastamos cerca de 160,00 somente com jantar.

Restaurante La Estaka

Frango ao molho de mostarda

San Pedro é uma cidade com menos de 5.000 habitantes, que nesta época dobra devido aos turistas, a cidade não chega a ser bonita, mas seu estilo rústico a deixa um lugar especial, com suas ruas de areia muita poeira e muitos cachorros pelas calçadas. A cidade está sempre repleta de turistas, de todos os lugares do mundo, é por isso que os restaurantes, hotéis, lojas possuem placas com idiomas em espanhol e inglês.

O fervo acontece a noite, pois durante o dia as ruas estão vazias devido ao fato de todos os turistas estarem explorando os arredores de San Pedro, nas diversas atrações maravilhosas que existem ali. O que mais vimos ali são agências de turismo, que levam os turistas para os passeios.