5 DIA ATACAMA

21/12/2012  San Pedro de Atacama: passeios nos arredores de San Pedro

Km percorridos: 368

Acordamos por volta das 9 horas, e tomamos café da manhã reforçado, levamos pão e patê de presunto para nosso almoço, e antes de saírmos para fazer os passeios do dia fomos agendar nosso passeio aos geisers, com a agência de turismo. Saindo da cidade em uma das ruas avistamos um carro de brasileiros, de Quedas do Iguaçu/PR , paramos para cumprimentá-los e logo descobrimos que les iriam também conhecer os mesmos lugares que nós havíamos planejado, as famosas Lagunas altiplanicas. Decidimos segui-los até onde fosse possível, até por que eles possuíam 4x4, e não sabíamos ainda se  com nosso carro daria para enfrentar as estradas de rípio.

Seguimos em direção a Toconao, um povo distante 32 km de San Pedro, para visitar o Valle de Jere, um oásis no meio do deserto. O Valle é uma quebrada onde corre um rio e há plantações de árvores frutíferas.

Valle de Jere

Seguimos agora para as Lagunas, e a paisagem que cerca a Ruta continua deslumbrante, após uma longa subida por estrada de rípio, o que vimos foi simplesmente emocionante, para mim foi a paisagem mais espetacular que vi até agora nessa viagem, as fotos feitas aqui parecem cenários de propaganda. A vista das lagunas Miscanti e Meñiques faz com qualquer turista fique de boca aberta, ali parados contemplando tamanha beleza, até o frio intenso que fazia ali não foi capaz de tirar a sensação de paz, de um tom maravilhoso tendo como fundo o vulcão faz com que a paisagem seja ainda mais bela.

Laguna Miscanti

laguna Miscanti

Linda foto

Flamingos na laguna Meñiques

Após toda essa beleza aos olhos, seguimos rumo ao Salar de Atacama, onde fica a Laguna Chaxa, distante 29 km de Toconao, ali é um local repleto de flamingos, que nesse dia estavam escondidos eu acho, pois haviam poucos ali, mas valeu a paisagem que novamente surpreendeu por ser tão diferente.

Salar de Atacama

Flamingos na Laguna Chaxa

Saindo de lá fomos conhecer a Laguna Cejar, que é uma lagoa com grande concentração de sal, sendo assim é possível flutuar involuntariamente, bom para mim que não sei nadar, mas quando vi que a água estava geladíssima não tive coragem. Trata-se de uma lagoa com uma grande profundidade, mas é segura, não afunda mesmo.

Depois de um banho gelado e salgado, resolvemos ir conhecer o Vale da Lua, um local realmente inóspito, onde não se ve nenhuma vegetação, com certeza um lugar muito diferente, aproveitamos passear entre as rochas e até nos arriscamos aventurar-se em uma caverna, na qual era necessário lanterna.

Saindo da caverna

Com tanta beleza, não dá vontade de ir embora, mas passamos o dia caminhando e visitando muitos locais maravilhosos, já era hora de ir embora descansar mais cedo, afinal amanha acordamos cedinho, iremos visitar os geisers.

Passamos no hotel e tomamos banho, logo após saímos para jantar num restaurante ali pertinho mesmo.